Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A flexibilidade na administração dos pequenos negócios.

Os empresários de micro e pequenas empresas têm um trunfo que deve ser utilizado com muita freqüência na administração de suas empresas: a flexibilidade para mudanças rápidas nas estratégias de suas empresas.
Pode parecer simplório, mas a agilidade na tomada de decisões é, sim, uma enorme vantagem competitiva. Apesar disso, por insegurança ou falta de conhecimento específico, muitos empresários não conseguem assimilar a velocidade ideal e acabam não utilizando essa poderosa ferramenta a seu favor, ficando em clara desvantagem competitiva com as grandes empresas.
O contador pode e deve auxiliar o empresário na gestão de seus negócios, mas em hipótese alguma pode tomar decisões que são de única responsabilidade do sócio administrador. Salvo raras exceções, hoje em dia, para que um empresário encontre o caminho do sucesso nos negócios, precisará buscar um mínimo de qualificação na área administrativa. Somente com essa qualificação aliada à assessoria de um profissional contábil poderá fazer com que a sua empresa consiga se destacar nesse mercado extremamente competitivo.
Muitos empresários, ainda hoje, não sabem ligar um computador! E pior, não têm a mínima vontade de aprender. Ou seja, a pessoa parou no tempo da vendinha que marcava na caderneta e acha que assim está bom.
Não falo somente de pequenas mercearias, mas também de empresas de porte razoável que ainda não possuem e-mail ou, se tem, não fazem uso. Empresas que não possuem “livro caixa”. Não se pode imaginar uma empresa que não faça um simples controle das entradas e saídas dos recursos financeiros, mesmo que o negócio seja administrado somente pela família – como justificam alguns empresários.
“Mais eu sempre trabalhei assim e até agora deu certo!”. Talvez tenha dado certo até o momento, devido às altas margens de lucro, falta de concorrência, etc., mas os tempos são outros e os empresários que continuarem com essa visão estão fadados ao fracasso.
Então, aqueles que possuem um conhecimento mínimo em gestão de negócios e acesso a Tecnologia tem muito mais chances de alcançar o sucesso nos negócios. Quando você tem nas mãos informações estratégicas, tais como: Giro dos estoques, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, indicadores econômicos e financeiros, etc., tudo isso aliado a um produto de qualidade e aceitação no mercado, poderá fazer alterações de rota muito mais rápido que seu concorrente e, portanto, com mais probabilidade de usufruir dos resultados esperados. Pense nisso!

Autor: Isaac Rincaweski
Fonte:http://www.classecontabil.com.br/v3/artigos/ver/1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário...