Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Executivo deve entender de Contabilidade?!

A Contabilidade nasceu com a necessidade de gerenciamento da riqueza, logo ela é uma ferramenta de apoio à gestão, voltada para solucionar problemas, antecipar situações, evidenciar cenários e explicar as mutações ocorridas com o patrimônio.
Mas o que se vê ainda hoje na maioria das empresas, é aquela Contabilidade voltada para fins de geração de demonstrações com enfoque no passado, dirigidos principalmente para atender legislações fiscais e societárias. Claro que isso é um dos objetivos da Contabilidade, mas não pode ser sua Missão na empresa.

A necessidade de projetar dados para uma visão do futuro, é na atualidade condição essencial para que uma empresa possa sobreviver sem problemas em um mercado ágil e competitivo, onde não há lugar para bons e sim para os melhores.
Levando em consideração que o objetivo principal da Contabilidade é o gerenciamento da riqueza é inaceitável que o executivo não entenda, pois gestão da riqueza está em suas mãos.
Claro que a Contabilidade tem suas regras e peculiaridades, e são muitas, mas isso quem tem a obrigação de saber é o contador. Aliás, este também deve entender de gestão, para que ele possa executar com mais afinco sua função, que é apoiar o executivo nas sua gestão.

O contador então tem função de transformar a contabilidade em informações úteis e oportunas, clara e objetiva, de modo a apoiar o executivo na sua tomada de decisão, com dados em históricos e variações patrimoniais ocorridas no espaço e no tempo.
Características das Informações Contábeis:
- Informação não utilizada que não gera qualquer Ação acaba se transformando num mero dado.
- Uma Informação deve ser inteligente, levando em consideração aspectos culturais e comportamentais de quem vai a utilizar.
- Quanto mais complexo o modelo de informação, menor será sua utilidade.
- A informação gerencial só se justifica se permitir uma tomada de decisão e isso só é viável dentro de prazos aceitáveis, ou seja, tempestivamente.
- Uma informação é válida apenas à medida que ela auxilia o futuro.
Autor: Nelson Henrique Pereira
E você ... qual a sua opinião? Deixe seu comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário...